domingo, agosto 25, 2013

O Rei Luís II da Baviera nasceu há 168 anos

Luís II (Ludwig Otto Friedrich Wilhelm von Wittelsbach) (Munique, 25 de agosto de 1845 - Munique, 13 de junho de 1886), membro da Casa de Wittelsbach, foi rei da Baviera de 1864 até 1886, pouco tempo antes da sua morte. Foi também Duque de Zweibrücken e Conde Palatino do Reno.
É por vezes referido como o Rei Louco, embora a veracidade desta afirmação seja contestada. Na base da sua deposição houve alegações de que o rei sofreria de uma doença mental, embora nunca tenha sido realizado qualquer exame médico. Como viria a morrer no dia seguinte em circunstâncias igualmente misteriosas, as questões em volta deste suposto diagnóstico continuam envolvidas em controvérsia. Uma das suas frases mais citadas foi: "Desejo continuar sendo um eterno enigma para mim e para os outros." Também devido à sua personalidade excêntrica, recebeu outras alcunhas depreciativas, como o Rei Cisne pelos Ingleses e Rei de conto de fadas pelos alemães.
Luís II é conhecido como um excêntrico, com um imenso legado na história da arte e na arquitetura. Encomendou a construção de vários castelos e palácios extravagantes e fantasistas, sendo o mais famoso o Castelo de Neuschwanstein, e foi um patrono devoto do compositor Richard Wagner.

Castelo de Neuschwanstein

Sem comentários: