sábado, setembro 28, 2013

Ben E. King nasceu há 75 anos!

Ben E. King, nome artístico de Benjamin Earl Nelson (Henderson, 28 de setembro de 1938), é um cantor de Soul americano. Nasceu em Henderson, Carolina do Norte, mas mudou-se para o Harlem, em New York, com a idade de 9 anos. Ele é talvez mais conhecido como vocalista e co-compositor da música Stand by Me, do Álbum Don't Play That Song, gravado em 1961 e lançado em 1962 pela gravadora Atco Records.

Biografia
Ben E. King começou como cantor de soul no início dos anos 60. Em 1958, Ben Nelson juntou-se a um grupo de "doo wop" chamado "The Five Crowns". Mais tarde, naquele ano, o agente do "The Drifters" despediu todos os membros e trocou-os pelo pessoal do "The Five Crowns". Nelson ajudou a escrever "There Goes My Baby", o primeiro sucesso desta nova versão dos "The Drifters". Também fez o vocal solo em "Save the Last Dance for Me", uma canção escrita por Doc Pomus e Mort Shuman. Cantou, também, em "Dance With Me", "This Magic Moment", "I Count the Tears" e "Lonely Winds". Ben E. King gravou dez canções com o "The Drifters".
Em 1960, ele deixou os "The Drifters", após não ter conseguido um aumento de salário. Nessa altura ele assumiu o nome de Ben E. King, já a preparar a carreira a solo. Permanecendo na Atlantic Records, King acertou em seu primeiro sucesso com estilo: a balada "Spanish Harlem" (1961). "Stand by Me" foi a sua gravação seguinte, escrita por King, juntamente com Jerry Leiber e Mike Stoller,
"Stand by Me" foi votada com uma das Canções do Século pela "Recording Industry Association of America".
"Stand by Me" e "Spanish Harlem" foram nomeadas como duas das "500 Canções que moldaram o Rock and Roll" pelo "The Rock and Roll Hall of Fame" e, ambas, ganharam um "Grammy Hall of Fame Award".
Outros clássicos seus são "Don't Play That Song (You Lied)" (que foi regravada por Aretha Franklin), "Love", "Seven Letters", "How Can I Forget", "On the Horizon", "Young Boy Blues", e outras.
As gravações de King continuaram fazendo sucesso até 1964, quando as bandas pop inglesas começaram a dominar o cenário musical, mas King continuou a fazer sucesso no "R&B". No verão de 1963, Ben E. King colocou uma canção dentro do top 30: a poderosa "I (Who Have Nothing)", (canção que até a banda Status Quo regravou). Outros sucessos foram: "What is Soul?" (1967), "Supernatural Thing, part 1" (1975), e a reedição, em 1986, de "Stand by Me," que foi parte da banda-sonora do filme com o mesmo nome, chamado, no Brasil, de "Conta Comigo" (filme baseado no conto "The Body" de Stephen King).
Em 1998, gravou um álbum infantil intitulado "I Have Songs In My Pocket", escrito e produzido por Bobby Susser, o qual ganhou o prémio "Best Vacation Products Award For Children". Em 2007, King apresentou "Stand By Me" no programa "Late Show with David Letterman". Ahmet Ertegün disse que King tem uma das grandes vozes na história do Soul.
Atualmente, King trabalha na sua fundação: a "Stand By Me Foundation".


Sem comentários: