domingo, dezembro 29, 2013

Marianne Faithfull - 67 anos

(imagem daqui)

Marianne Evelyn Faithfull (Hampstead, Londres, 29 de dezembro de 1946) é uma cantora e atriz britânica.

Biografia
Começou a sua carreira em 1964 com "As Tears Go By", canção composta por ela, Mick Jagger e Keith Richards, lançando depois uma série de compactos bem-sucedidos, incluindo "This Little Bird", "Summer Nights" e "Sister Morphine". Em 1967 foi convidada pelos Beatles para participar do coro da música All You Need Is Love, na primeira transmissão mundial de televisão via satélite, juntamente com outros artistas como Mick Jagger, Keith Moon, Eric Clapton e Graham Nash. Em 1969, interpretou Ofélia, na adaptação cinematográfica de Hamlet de Nicol Williamson.
Depois de se separar de Jagger, Faithfull parou de gravar durante algum tempo e tornou-se viciada em drogas. Mudou-se para Dublin nos anos 70, obtendo algum sucesso com o álbum Dreaming my Dreams, disco que ela não gosta muito hoje em dia. Faithfull regressaria com força total, em 1979, com Broken English, álbum aclamado pela crítica mas que não vendeu muito nos grandes mercados musicais. O mesmo aconteceu com Strange Weather (1987), considerado um de seus melhores trabalhos.
A sua carreira teve um novo fôlego nos anos 90, com a gravação de Blazing Away e com uma participação em 1997 no álbum Reload, dos Metallica, na canção The Memory Remains (e também no videoclipe da música). Faithfull continua com a sua carreira de atriz e cantora, fazendo aparições ocasionais em séries de televisão e filmes e lançando novos álbuns.


Sem comentários: