terça-feira, dezembro 24, 2013

Poema de Natal da minha Mãe...

(imagem daqui)

E vieram, os 3, p’lo seu pé:
Jesus, Maria e José!


- Este ano, eu também vou:
……….sinto-me bem,
e já nem coxo estou.
{Isto afirmou, convicto,
………o S. José,
já de bengala, na mão,
e barba aparada,
pronto para jornada.}

……………………………………Quero ir a Nazaré,
……………………………………trazer, de lá, a plaina
……………………………………e a enxó,
……………………………………a serra, o trado e o martelo
……………………………………e, se possível.
…………………………………………...o nível.

- Mas p’ra quê, Pai?!...
- Sabes, meu filho,
..quero fazer uma escada,
..que ligue a Terra ao Céu…
(é 1 velho sonho meu…)

……………………………………- Ó S. José, tu já não regulas bem…
……………………………………..[oh, que desdita!]
……………………………………..até já te esqueceste
……………………………………que essa distância é infinita!

- Ah! Pois é!...então
..vou fazer berços, p’rós meninos,
..+ pobrezinhos.
{É isso, meu Deus do Céu
..berços iguais ao Teu.}

- Ó Pai, agora, as crianças
..dormem em carrinhos dourados,
…………..firmes e lacados.

………………………………………………Ai é!!...
……………………………………………Ora, deixa cá ver…
…………………………………… …Já sei: vou deixar, em paz
………………………………………………os bebés;
…………………………………… e hei-de fazer tripés
…………………………………… para os velhos, como eu,
…………………………………… se sentarem, ao sol,
…………………………………… à porta de casa,
………………………………………..à soalheira;
……………………………………ou então, à lareira,
…………………………………… à volta da brasa.

-‘Stá bem…
mas, só depois, lá em CIMA
que amanhã, bem cedo,
vamos à cidade do Mondego,
almoçar com os nossos amigos
……………do coração
a MariAlice e o Agostinho João
e… à tarde
…. por esta vez
vamos os 5
à casa dos que amamos,
levar-lhes 1 abraço
………apertado
………e fechado
………neste NATAL
………terno e perfumado!


………………………………………………………………MariAlice
………………………………………………………………..….e
…………………………………………………………….Agostinho João
……………………………………………………………. ….(2013)

Sem comentários: