segunda-feira, janeiro 27, 2014

Mike Patton - 46 anos

Michael Allan Patton (Eureka, 27 de janeiro de 1968) é um músico dos Estados Unidos, famoso por ser vocalista da banda Faith No More.
Além de seu trabalho mais célebre como frontman dos Faith No More, Patton participou ou participa dos projetos como Mr. Bungle, Fantômas, Peeping Tom, Tomahawk, e ainda se envolveu em projetos paralelos como John Zorn, Dan the Automator, Kool Keith, The X-Ecutioners, Team Sleep, Björk, Subtle, Rahzel, Amon Tobin, Eyvind Kang, Lovage e Kaada. Foi um dos fundadores da Ipecac Recordings juntamente com Greg Werckman, em 1999.
Mike Patton é também conhecido pela utilização da maior variedade de estilos e técnicas vocais. Os seus espetáculos contam sempre com passagens de falsetos, vozes guturais, entre outros. Devido ao seu talento vocal, Patton é referido muitas vezes como Mr. 1000 Voices (Senhor das 1000 vozes).
Em maio de 2006, lançou o álbum Peeping Tom, com o seu projeto homónimo ao qual chamou uma nova versão da música pop. Em entrevista sobre o álbum ele referia que, se ouvisse rádio o estilo da estação seria assim, com tal ecletismo contou com a participação de vários músicos convidados, como Norah Jones, Bebel Gilberto, Kid Koala, Doseone, Massive Attack, Odd Nosdam, Jel e Dub Trio.
No cinema, produziu a banda sonora dos filmes: "A Perfect Place" e "Crank: High Voltage" e "Making 'Crank 2'". Atuou como protagonista no filme "Firecracker" (2006), e emprestou sua voz a diversos filmes, na locução ou dobragem de personagens.
Depois de mais de 10 anos separados, no começo de abril de 2009, Mike Patton e os integrantes dos Faith No More reuniram-se e anunciaram o regresso da banda aos palcos. Eles afirmam que não era propriamente um retorno da banda, apenas uma reunião para uma turnê europeia, porém, além destes 32 shows da turnê europeia, constavam ainda shows na América do Sul, incluindo 4 apresentações no Brasil.
Ainda em sua carreira a solo, Patton lançou em 2010, Mondo Cane, uma coleção das suas interpretações de vários sucessos do pop italiano. O repertório do Mondo Cane ficou calcado no disco homónimo, que surpreendeu o público e crítica menos pelo inusitado do repertório, do que pela fluência de Patton no italiano. O músico americano foi casado, de 1994 a 2001, com a artista plástica italiana Titi Zuccatosta e morou em Itália durante algum tempo, onde aprendeu um italiano impecável, além de falar português e espanhol. 
Michael Allan Patton é de longe um dos mais versáteis e talentosos cantores de rock da história, também um dos mais valiosos, já que durante toda sua trajetória dividiu-se em três partes: os Faith no More, os Mr. Bungle e projetos de rock experimental, sendo que, nos dias de hoje, ele possui pelo menos sete projetos. Patton possui um público fiel, que ultrapassou gerações e o considera um dos nomes mais importantes da história do rock. Pelas suas idiossincrasias, ideias inovadoras e experimentais, é comparado a artistas como Frank Zappa e John Zorn.


Sem comentários: