domingo, fevereiro 16, 2014

E, no entanto, move-se... (ou Mais um deslizamento de terras significativo no concelho de Leiria)

Casa no concelho de Leiria em risco iminente de ruir

Uma casa está em risco de ruir a qualquer momento, em Cortes, concelho de Leiria, disse hoje a protecção civil municipal, que esteve a ajudar a família a retirar os bens da habitação, onde moravam quatro pessoas.

"A casa está em risco de ruir devido ao deslizamento de terras que a suportavam", afirmou à agência Lusa o comandante municipal da protecção civil, Artur Figueiredo, referindo que a situação foi sinalizada na sexta-feira, dia em que a família -- um casal e duas crianças -- deixou a casa.

Também a via defronte à habitação, de três pisos, foi interditada à circulação por decisão da protecção civil, dado ter ficado danificada devido ao deslizamento de terras.

"A família está, neste momento, a viver noutra casa que arrendou", adiantou Artur Figueiredo.

Hoje de manhã, além da protecção civil, estiveram no local bombeiros, GNR, Câmara de Leiria, Junta da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, populares, vizinhos e familiares, que ajudaram a retirar mobiliário e electrodomésticos do interior da residência.

O proprietário da habitação, Fernando David, disse à agência Lusa que "os vidros já começaram a partir" e é "uma questão de meio dia ou um dia até a casa ruir".

"Já não consigo fechar a porta de entrada", declarou, adiantando que desde a semana passada a casa deslizou "seis a sete metros".

Segundo Fernando David, "a casa tem cinco anos, está bem construída e tem seguro contra tempestades e inundações".

"A seguradora fez uma peritagem e estamos à espera de uma solução que queremos rápida. Neste momento estamos a pagar duas casas, uma onde não podemos viver e outra que foi arrendada", acrescentou o proprietário.

Segundo informação da Câmara de Leiria disponibilizada ao Diário de Leiria, que avançou com a notícia, a habitação tem licença de construção com data de agosto de 2007, observando que o município implementou os "procedimentos legais de licenciamento para assegurar a segurança das edificações", pelo que é exigido sempre "os termos de responsabilidade aos autores dos projectos das especialidades, onde se incluem os projectos de engenharia de estruturas".

Por outro lado, a autarquia nota que o Regime Jurídico de Urbanização e Edificação "considera que os termos de responsabilidade dos projectistas na especialidade são garantia suficiente", situação que revoga "a análise prévia por parte dos municípios neste âmbito".

Para a Câmara, estão, assim, "todas as salvaguardas garantidas, uma vez que os projectistas estão abrangidos por seguros profissionais", manifestando "disponibilidade" para prestar apoio técnico na defesa dos direitos dos munícipes.

in Sol - ler notícia

Leiria: Vivenda desliza em encosta e deixa família sem lar

O mau tempo provocou o deslizamento de uma vivenda, construída numa encosta, na localidade de Lourais. Moradores estão a residir em casa de familiares.

Uma vivenda construída há cerca de seis anos numa encosta na Rua da Ribeira, na localidade de Lourais, Cortes, deslizou alguns metros devido ao mau tempo e a família teve de abandonar a casa por não estarem reunidas as condições de segurança.
Ao que o Diário de Leiria apurou, na passada sexta-feira técnicos da Câmara Municipal de Leiria e elementos da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes estiveram no local a avaliar o problema.


Casa que sofreu deslizamento, no GoogleMaps, em modo Street View, vista da estrada Leiria-Cortes

NOTA: este deslizamento rotacional (sugere-se a visita a este site, para saber mais) continua ativo e irá provocar a destruição da casa, se nos próximos dias tornar a chover - sugere-se a visita ao local (que já fizemos e que nos levará a colocar aqui, mais tarde, algumas fotos interessantes...), com algumas precauções - aqui fica a sua localização:


Sem comentários: