segunda-feira, dezembro 15, 2014

O filme E Tudo o Vento Levou estreou há 75 anos...

Gone with the Wind, chamado E Tudo o Vento Levou em Portugal, é um filme norte-americano lançado em 15 de dezembro de 1939 (premiere em Atlanta), com estrelas como Vivien Leigh, Clark Gable, Olivia de Havilland e Leslie Howard. Trata-se de um romance dramático dirigido por Victor Fleming e com roteiro de Sidney Howard, adaptado do livro homónimo de autoria de Margaret Mitchell. Entre os colaboradores do roteiro estiveram também os escritores F. Scott Fitzgerald e William Faulkner. É o filme com maior lucro, da história, considerada a inflação. É também o filme mais assistido de todos os tempos, tendo sido visto por mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo.
Apesar de a direção ter sido creditada exclusivamente a Victor Fleming, ele dirigiu apenas 45% do filme, com o restante cabendo a George Cukor, Sam Wood, William Cameron Menzies e Sidney Franklin, todos não-creditados.
O filme foi produzido por David O. Selznick, a banda sonora é de Max Steiner, a fotografia de Ernest Haller e Ray Rennahan, o desenho de produção de William Cameron Menzies, a direção de arte de Lyle R. Wheeler, os figurinos de Walter Plunkett e a montagem de Hal C. Kern.
A produção de Gone with the Wind custou pouco mais de cinco milhões de dólares aos cofres da MGM e, quatro anos depois de seu lançamento, a renda obtida pelo filme nas bilheterias já superava a marca dos 32 milhões de dólares.
O filme, na sua primeira parte, mostra uma visão idealizada da sociedade branca do velho sul dos Estados Unidos da América. Os senhores de escravos são mostrados como protetores benevolentes, e a causa confederada como nobre defesa da terra natal e de um modo de vida.
Essa civilização que o vento levou é definida, na abertura do filme, da seguinte forma:
Cquote1.svg Havia uma terra de cavaleiros e campos de algodão chamada "O Velho Sul". Neste mundo bonito, a Galanteria fez sua última mesura. Lá puderam ser vistos, pela última vez, cavalheiros e suas belas damas, senhores e escravos. Procure-a apenas em livros, pois hoje não é mais que um sonho a ser lembrado. Uma civilização que o vento levou... Cquote2.svg
Na segunda parte do filme, após a derrota do Sul na Guerra Civil, é mostrado os ex-escravos, juntos com os nortistas, (os ianques), explorando os endividados fazendeiros sulistas. Com isso, o filme apresenta um alinhamento tardio com o movimento chamado Lost Cause, como Jezebel, The Undefeated, Santa Fe Trail, The General e The Birth of a Nation, os quais também apresentam uma visão positiva sobre a sociedade sulista e apresentam a visão sulista sobre a Guerra Civil.
Gone with the Wind foi um dos primeiros filmes a cores, usando a tecnologia technicolor, a ganhar o Oscar de melhor filme. Este também é o segundo filme mais longo da história a entrar nos circuitos dos cinemas, com 3 horas e 53 minutos de duração, sendo superado apenas por Cleópatra, e provavelmente o quarto filme mais longo de todos os tempos, segundo estimativas perde apenas para A Cura da Insónia e Cleópatra já citado.

Sem comentários: