terça-feira, agosto 25, 2015

O Rei Luís II da Baviera nasceu há 170 anos

Luís II (Munique, 25 de agosto de 1845Lago Starnberger, 13 de junho de 1886), também chamado de Rei Cisne ou Rei do Conto de Fadas, foi o Rei da Baviera de 1864 até ser deposto, três dias antes de sua morte. Era o filho mais velho do rei Maximiliano II e da sua esposa Maria da Prússia.
Ele ascendeu ao trono aos dezoito anos de idade. Dois anos depois a Baviera foi subjugada pela Prússia e posteriormente absorvida pelo Império Alemão. Luís permaneceu como rei, porém praticamente ignorou tais assuntos de estado e concentrou-se em projetos artísticos e arquitetónicos. Ele encomendou a construção de dois palácios luxuosos e o Castelo de Neuschwanstein, sendo um grande patrono do compositor Richard Wagner.
Luís gastou todas os apoios reais nesses projetos, realizando grandes empréstimos e ignorando todas as tentativas de seus ministros para impedí-lo. Isso depois foi usado contra ele para declará-lo louco, uma acusação que desde então foi refutada.
Luís é geralmente bem considerado e até reverenciado na Baviera atualmente e o seu legado artistico e arquitetural inclui muitos dos principais pontos turísticos da região.

Castelo de Neuschwanstein

Sem comentários: