sábado, maio 13, 2017

A cantora Melanie Thornton nasceu há 50 anos

Melanie Janene Thornton (Charleston, 13 de maio de 1967 - Bassersdorf, Suíça, 24 de novembro de 2001) foi uma cantora pop norte-americana que ganhou fama na Alemanha como vocalista do grupo de eurodance La Bouche, e que encontrou o sucesso com os singles "Be My Lover" e "Sweet Dreams", em meados dos anos 90.

Thornton nasceu em Charleston, Carolina do Sul, e começou a aprender música com apenas seis anos de idade, bem como aprender a tocar piano e clarinete. Cresceu com a mãe ouvindo Aretha Franklin e Roberta Flack. Mais tarde, ela financiou os seus estudos universitários com aparições em shows de talentos e pequenos concertos de banda. Ela frequentava um clube chamado The Lounge Peacock. Ela sonhava com uma carreira musical e, em fevereiro de 1992, Thornton foi para a Alemanha. A sua irmã morava lá com o marido, o soldado do exército E.U. Thornton, e tinha dupla cidadania, da Alemanha e dos Estados Unidos. O seu tio, Bob Chisolm, cantor e pianista, incentivou-a a participar na cena musical alemã.
Thornton tentou fazê-lo e logo encontrou trabalho em estúdios de gravação demonstrativa. Foi a sua gravação da música "Sweet Dreams" que chamou a atenção do produtor Frank Farian, o mentor do duo Milli Vanilli. Farian tomou-a sob sua proteção, unindo-a com o rapper Lane McCray na dupla La Bouche, que passou a ser um dos maiores grupos de Eurodance dos anos 90, com uma sequência de sucessos a nível mundial.
Ela deixou a banda em fevereiro de 2000 para ser substituída por Natascha Wright Lane. Assinou um contrato com a gravadora Sony / Epic Records. O seu primeiro single solo foi lançado em novembro de 2000, intitulado "Love How You Love Me", uma balada (o CD-maxi inclui poucos remixes dance). Thornton apresenta o seu novo single em 29 de novembro de 2000 na Spendenmarathon RTL, e em 1 de dezembro na cúpula em Berlim. O single seguinte foi intitulado "Heartbeat".
Em 7 de maio de 2001, Thornton lançou o seu primeiro (e único álbum) solo intitulado Ready To Fly sob o rótulo de X-Cell (distribuído pela Sony/Epic Records). Continuou a fazer apresentações em clubes nos Estados Unidos sob o nome "Melanie Thornton, ex-membro de La Bouche".
Na noite de 24 de novembro de 2001, Thornton morreu no acidente de avião do voo Crossair 3597 em Bassersdorf perto de Zurique, na Suíça. Ela fez o seu último show em Leipzig e em seguida se dirigiu-se a Berlim, entretanto a sua carreira se encerrou naquele dia, quando o avião passava por Zurique, entrevistas em rádios e aparições na TV (entre outros, a transmissão "Die Bar" na TV3, que foi cancelado) a esperavam para promover o seu novo single "Wonderful Dream (Holidays Are Coming)" e o seu álbum Ready To Fly (New Edition). "Wonderful Dream" ("Sonho Maravilhoso") é uma balada de Natal gravada para Coca-Cola divulgar na TV Comercial Alemã na temporada de natal. Dois membros da banda pop Passion Fruit morreram no mesmo plano acidental.
Embora a morte de Thornton ocorresse praticamente nas vésperas da temporada de Natal, a Coca-Cola decidiu ficar com o comercial como planeado. Também tem sido usado nos comerciais de Natal da Coca-Cola na TV na Alemanha, Irlanda, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca e Suécia. O comercial original foi exibido na Alemanha todos os anos desde 2001 na época do Natal, e a canção tem estado nas paradas alemãs em cada ano desde então.
Em 25 de novembro de 2002, o single "In Your Life" foi lançado para recordar o primeiro aniversário da sua morte.
Thornton foi enterrada em Mount Pleasant Memorial Gardens, Mount Pleasant, South Carolina, Estados Unidos.


Sem comentários: