quarta-feira, maio 31, 2017

Pablo Alborán - 28 anos

Pablo Moreno de Alborán Ferrándiz (Málaga, 31 de maio de 1989), mais conhecido apenas por Pablo Alborán, é um músico, cantor e compositor espanhol. O artista assinou contrato com a EMI Music em fevereiro de 2010 e no ano seguinte lançou seu álbum de estreia, Pablo Alborán, que impulsionado pelo single de avanço "Solamente Tú" estreou na primeira posição dos mais vendidos da Espanha; fazendo de Alborán o primeiro artista a solo a ter o álbum de estreia no topo da parada espanhola desde 1998.
O primeiro álbum ao vivo do cantor, En Acústico, foi distribuído em 5 de novembro seguinte e repetiu o desempenho do autointitulado. A canção de divulgação do disco, "Perdóname" conta com a participação da cantora portuguesa Carminho e alcançou as primeiras posições dos singles mais vendidos dos países de pátria de ambos, assim como o álbum. O segundo álbum de estúdio de Alborán intitulado Tanto foi lançado em novembro de 2012 e repetiu o desempenho do En Acústico, situando-se na primeira colocação dos discos mais vendidos em Portugal e na Espanha.
O disco Pablo Alborán foi o mais vendido do ano de 2011 em território espanhol e Tanto o mais vendido em 2012 e 2013, enquanto que o En Acústico ficou entre as dez primeiras posições nos três anos. O artista já recebeu sete nomeações ao Grammy Latino, venceu seis Premios Los 40 Principales e foi indicado ao MTV Europe Music Awards de 2013 como melhor artista espanhol. Em dezembro de 2013, realizou o especial Especial Pablo Alborán no canal televisivo TVE, onde cantou com os artistas Sergio Dalma, Malú, Raphael, Laura Pausini e James Blunt.
 
 

Sem comentários: