domingo, novembro 19, 2017

A atriz Jodie Foster faz hoje 55 anos

Alicia Christian Foster, nome artístico Jodie Foster (Los Angeles, 19 de novembro de 1962), é uma premiada atriz, diretora e produtora de cinema norte-americana, vencedora de dois Óscares como melhor atriz. É formada em Literatura pela Universidade de Yale.
  
Biografia
Jodie começou a sua vida artística com anúncios de televisão para a Coppertone aos três anos de idade e, durante a infância, fez diversos papéis em séries de televisão e filmes infantis da Disney.
Aos treze anos, fazendo o papel da prostituta adolescente Íris Steensma no filme Taxi Driver, de Martin Scorsese, contracenando com Robert De Niro, Jodie alcançou fama mundial com o sucesso do filme e com uma nomeação para o Óscar de melhor atriz secundária. Poucos anos depois, a tentativa de assassinato do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, baleado por um psicopata chamado John Hinckley, causar-lhe-ia um grave conflito emocional e psicológico, com a revelação feita por Hinckley de que o ato visava chamar a atenção de Jodie, por quem tinha uma obsessão amorosa e a quem seguia de longe há meses no campus da Universidade de Yale, onde ela estudava, e que havia assistido a Taxi Driver mais de quarenta vezes, apenas para vê-la na tela.
Ao contrário de atrizes jovens que tiveram grande popularidade e sucesso na infância, sem conseguir o mesmo após a transição para a vida adulta, como Shirley Temple e Tatum O'Neal, Jodie estabeleceu-se no mundo do cinema de Hollywood alcançando o primeiro grande momento como atriz adulta em 1988, ao ganhar o Óscar de melhor atriz no filme The Accused, no qual representava Sarah Tobias, jovem liberal que, violada num bar, lutava pela condenação dos acusados.
O grande momento da carreira, entretanto, viria em 1991, ao conquistar o segundo Óscar como a agente do FBI Clarice Starling no sucesso The Silence of the Lambs, no qual contracenou com Anthony Hopkins, que também ganharia o Óscar de melhor ator (o filme também teve o prémio de melhor filme e melhor diretor).
Jodie Foster ainda encenou Sommersby, Nell, Contact e Panic Room, entre outros trabalhos dos quais também foi produtora e diretora. O seu trabalho em Contact, baseado no best-seller do astrónomo Carl Sagan, rendeu-lhe uma homenagem da comunidade científica, que batizou um asteroide com o seu nome - 17744 Jodiefoster.
Nos últimos anos, Jodie Foster tem cada vez mais intercalado o trabalho de atriz com o de produtora - que ela estreou em Nell, de 1994 - e que lhe permitiu fundar a sua própria companhia de produção cinematográfica em Los Angeles, a Egg Pictures.
Em 4 de maio de 2016 a atriz foi contemplada com a sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Vida pessoal
Em 2007 assumiu publicamente a sua homossexualidade e a relação com Cidney Bernard, que já durava havia 14 anos. Em abril de 2014, casou-se com a atriz e fotógrafa Alexandra Hedison, ex-namorada da apresentadora de televisão Ellen DeGeneres.
Ela tem dois filhos, Charles (nascido em 1998) e Kit (nascido em 2001), mas a paternidade deles nunca foi revelada publicamente.

Sem comentários: