segunda-feira, novembro 20, 2017

Joe Walsh - 70 anos!

Joseph Fidler "Joe" Walsh (Wichita, 20 de novembro de 1947) é músico, escritor, guitarrista dos Estados Unidos da América. Foi considerado o 54º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Biografia
Nasceu em Wichita, Kansas, mas, Walsh e a sua família foram viver para Columbus, Ohio onde residiram muitos anos, depois foram para New York City. Pouco depois foi viver em Montclair, New Jersey, onde frequentou a escola Montclair. Ele passava o seu tempo tocando com várias bandas de Cleveland, incluindo os The Measles, quando frequentava a universidade de Kent State.

Carreira
Considerado uns dos melhores guitarristas do mundo, Joe é membro da banda The Eagles há mais de trinta anos.
Em 1969 substituiu Glen Schwartz, que passou a guitarra do grupo James Gang. Walsh provou o seu valor e tornou-se a estrela do grupo, inovando o ritmo da banda e criou diversos riffs de guitarra. Em novembro de 1971, Walsh deixou a banda e formou o grupo Barnstorm, embora os álbuns fossem creditados a Walsh como carreira a solo. Walsh e os Barnstorm lançaram o disco Barnstorm em 1972. O álbum foi um sucesso de crítica mas vendeu pouco. Logo depois veio o disco The Smoker You Drink, the Player You Get (1973), lançando o primeiro hit "Rocky Mountain Way", que fez muito sucesso. Em 1974, os Barnstorm terminam e Walsh continua a sua carreira a solo.
Durante os dois anos seguintes, Walsh poderia ter lançado o álbum de estúdio So What e depois o álbum ao-vivo, You Can't Argue with a Sick Mind, mas estes foram lançados em 1978. Em 1976, ele reentrou para a grande banda de sucesso de estilo country rock, os The Eagles, substituindo o guitarrista Bernie Leadon. Ele alterou e empurrou a banda numa direção de um estilo de som sólido e enérgico, distanciando-se do seu estilo anterior e começando com o country rock.
Como os The Eagles se esforçavam para gravar o álbum de sucesso Hotel California, Walsh arranjava tempo para os seus discos a solo: But Seriously Folks, de 1978 (que apresenta o seu hit cómico, "Life's Been Good", que o leva ao estrelato) e There Goes the Neighborhood. Joe, além disso, contribuiu com a música "In the City" que surgiu no filme, The Warriors – Os Guerreiros da Noite de 1979, música essa que logo depois surgiu no álbum dos The Eagles chamado "The Long Run"
Com a nova separação dos The Eagles em 1980, Walsh continuou a divulgar os seus álbuns durante o ano, mas as vendas foram fracas, mantendo a sua tendência musical nos anos 90. Ele fez turnês com Ringo Starr em 1989, alternando as suas músicas com a de Ringo nos shows, sendo dos membros da banda "All Starr". Walsh cantou o hino dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de 1996. Em 1989, Walsh gravou o MTV Unplugged (Acústico MTV), com o músico de R&B, Dr. John.
Em 1994, Walsh reuniu os The Eagles, no tour de reconciliação, consagrados pelo álbum, Hell Freezes Over. Walsh e a banda fizeram a turnê de comemoração da gravação do novo disco, desenvolvido em 2007 após 28 anos, o Long Road Out of Eden.
Em junho de 2004, Walsh participou do show Crossroads Guitar Festival em Dallas, Texas, juntamente com Eric Clapton. Participou no DVD em comemoração aos 50 anos da guitarra Fender Stratocaster, o show Strat Pack gravado em setembro de 2004, em Londres, Inglaterra.
Walsh é um ativo operador de rádio amador. Em 2006 ele autografava e doava guitarras para serem leiloadas com o dinheiro a reverter para obras de caridade. Tem-se envolvido com o grupo "Big Project" com o objetivo de trazer às rádios amadoras novamente as escolas.
Em 2006, Walsh reuniu-se com Jim Fox e Dale Peters dos James Gang para fazer um tour de verão. Uma de suas mais recentes composições, é "One Day At A Time", que fala sobre o seu esforços contra o alcoolismo, pois agora já não bebe e está sóbrio desde 1995.
Walsh iniciou 2007 com aparições no Dear Mr Fantasy – Um Celebração para Jim Capaldi, um show para arrecadação de doações de caridade, que acontece em Londres, onde participaram outros músicos famosos como Steve Winwood, Pete Townshend, Bill Wyman, Paul Weller e muitos outros.
Durante 2007, Walsh apareceu em shows com a estrela da música country-rock americana Kenny Chesney na sua turnê de verão. "Eu não acredito que não tenha alguém no mundo que nunca escutou ‘Life’s Been Good’ ou ‘Rocky Mountain Way’, eu mesmo as escuto na rádio todos os dias", disse Kenny.
As canções de Walsh, "All Nigth Long" é tocada no estádio Shea sempre que David Wright obtém uma vitória para a equipa e "Rocky Mountain Way" é tocada no campo dos Coors Field quando vencem no campeonato Colorado Rockies.


Sem comentários: