quarta-feira, dezembro 13, 2017

Jamie Foxx - 50 anos!

Jamie Foxx, nome artístico de Eric Marlon Bishop, (Terrell, 13 de dezembro de 1967) é um ator, roteirista, produtor de cinema, comediante e músico norte-americano. É mais conhecido por papéis  como Ray Charles no musical "Ray" (papel que lhe rendeu o Óscar de melhor ator) e como Django no filme "Django Libertado", de Quentin Tarantino.

(...)

Jamie Foxx é também um bem-sucedido cantor e compositor. Começou ainda novo a tocar piano, e chegou a ter aulas de piano clássico enquanto estava na faculdade. Em 1994, Foxx lançou o seu primeiro álbum, pela Fox. O álbum se chamava Peep This, mas obteve um sucesso apenas mediano. Em 2001, Foxx apresentou o Video Music Awards da MTV. O ator e cantor assinou contrato com a Arista Records pertencente ao grupo Sony BMG.

A sua carreira musical recomeçou, de forma chamativa, em 2004, quando participou da música "Slow Jamz", do rapper Twista, contando também com a participação de Kanye West. A música alcançou o primeiro lugar na lista de singles norte-americanos Billboard Hot 100, e terceiro lugar na lista do Reino Unido. Foxx colaboraria com Kanye West uma segunda vez, na música "Gold Digger", dessa vez cantando inspirado pela forma como Ray Charles cantava. A música começou diretamente no primeiro lugar do Top 100 da Billboard e permaneceu nessa posição 10 semanas seguidas.
Em 2005, no Grammy, Foxx cantou, com Alicia Keys e Quincy Jones "Georgia on My Mind", como tributo a Ray Charles. No ano seguinte, Foxx seria indicado à Melhor Performance Masculina de R&B, por "Creepin".
Undpredictable é o segundo álbum de estúdio de Jamie Foxx, vendendo mais de 598.000 cópias na sua primeira semana, mas falhou em atingir a primeira posição de vendas nos Estados Unidos.
Após esse começo na segunda posição, Unpredictable acabou subindo para o topo da parada de álbuns pop da Billboard na sua segunda semana, com vendas de mais de 200,000 cópias nos Estados Unidos. O álbum alcançaria a nona posição na parada de álbuns do Reino Unido.
Unpredictable é o primeiro álbum a conseguir tal feito - subir à primeira posição sem ter debutado nela - desde fevereiro de 2005, quando Genius Loves Company, de Ray Charles, conseguiu tal feito. Conseguindo a primeira posição da Billboard, Foxx tornou-se o quarto artista a ganhar um Óscar por sua atuação num filme e ter um álbum na primeira posição de vendas, sendo os outros três, a conseguir tal façanha, Frank Sinatra, Bing Crosby e Barbra Streisand.
 
 

Sem comentários: