segunda-feira, janeiro 22, 2018

Heath Ledger morreu há dez anos

Heathcliff Andrew "Heath" Ledger (Perth, 4 de abril de 1979 - Nova Iorque, 22 de janeiro de 2008) foi um ator australiano. Atuou inicialmente em filmes e na televisão australiana, no início da década de 90. Em 1998 mudou-se para os Estados Unidos, onde prosseguiu com a carreira. O primeiro filme do qual participou no país foi 10 Things I Hate About You, lançado em 1999. Nos anos seguintes atuou em dezanove filmes, incluindo The Patriot (2000), Monster's Ball (2001), A Knight's Tale (2001), Brokeback Mountain (2005) e The Dark Knight (2008), dirigiu videoclipes de artistas como Modest Mouse e Ben Harper e planeava seguir a carreira de diretor de cinema.
A sua interpretação de Ennis Del Mar em Brokeback Mountain foi bem elogiada pela crítica e rendeu-lhe premiações como as de melhor ator no New York Film Critics Circle Awards de 2005 e no Australian Film Institute Awards de 2006, além de nomeações para o Óscar, Globo de Ouro, SAG Awards e o BAFTA.
No dia 22 de janeiro de 2008 o seu corpo foi encontrado no seu apartamento, sendo a causa da sua prematura morte divulgada duas semanas depois, quando o serviço de medicina legal de Nova Iorque concluiu que havia ocorrido uma "intoxicação acidental por remédios prescritos". Ledger morreu aos 28 anos de idade, poucos meses depois de haver terminado de filmar The Dark Knight e enquanto participava das gravações de The Imaginarium of Doctor Parnassus. The Dark Knight foi o último projeto que concluiu, tendo sido lançado após a sua morte, mas, como apenas metade das cenas do seu personagem em Doctor Parnassus haviam sido filmadas, o roteiro deste foi modificado para que o ator fosse substituído parcialmente.
Ledger foi reconhecido por sua interpretação no filme The Dark Knight pelo papel de Joker em diversos prémios póstumos, como o Globo de Ouro e o Óscar, na categoria de melhor ator secundário.
  

Sem comentários: