quarta-feira, março 07, 2018

Anna Magnani nasceu há 110 anos

Anna Magnani (Roma, 7 de março de 1908 - Roma, 26 de setembro de 1973) foi uma atriz italiana. Uma das maiores de seu tempo, Magnani foi premiada com o Óscar de Melhor Atriz pela Academia de Hollywood e considerada pelos seus pares como o maior talento da interpretação dramática desde Eleonora Duse.

Biografia
Anna Magnani trabalhou com os mais importantes diretores de cinema italiano e era reconhecida internacionalmente pelo seu rosto expressivo, o seu talento dramático e a sua forte personalidade.
Começou a carreira ainda no cinema mudo mas teve o seu primeiro papel importante em Teresa Venerdì, em 1941, dirigida por Vittorio De Sica.
A consagração internacional viria com Roma, Cidade Aberta em 1945, dirigida por Roberto Rossellini, por quem se apaixonaria e viveria um tumultuosa história de amor, que terminou quando ele conheceu a também atriz Ingrid Bergman e a abandonou.
Ganhou o prémio de melhor atriz no Festival de Veneza em 1947, e em 1955 ganhou o Óscar de melhor atriz por sua interpretação em A Rosa Tatuada, filme baseado na obra de Tennessee Williams, em que interpretou uma viúva siciliana que morava nos Estados Unidos, num típico bairro italiano, e que reverenciava neuroticamente a memória do marido.
Anna Magnani morreu vítima de um cancro do pâncreas.

Sem comentários: